MAPEAMENTO AFETIVO

Com quantas histórias se faz um lugar? O MAPEAMENO AFETIVO cria uma cartografia do valor intangível de um território a partir das histórias de quem vive ou trabalha ali. A Equipe AU percorre o lugar, coletando histórias contadas por moradores, talentos escondidos, belezas cotidianas que passam despercebidas sob o apressado olhar urbano.

Os elementos reunidos no mapa são um convite para que se aprofundem as conexões entre vizinhos e pessoas quem circulam por esse território, além de ajudar empresas a mapearem alguma região específica ou a comunicarem sua atuação em um certo contexto.

Vamos mapear comunidades? Veja exemplos aqui de como podemos fazer juntos!

Oficinas de Mapeamento com os 5 Sentidos
Parceria: Sesc Parque Dom Pedro II, 2017 – São Paulo (SP)

DESAFIO
Criar um conceito e uma programação de oficinas de mapeamento afetivo do entorno do novo Sesc Parque Dom Pedro II a serem realizadas durante seis meses. Sistematizar e disponibilizar as informações coletadas em um dos containers do Sesc a fim de estimular uma nova relação dos visitantes do local com o seu entorno.

IMPACTO
Com a participação de aproximadamente 120 pessoas durante 10 oficinas, o mapeamento deixou legados referentes a cada um dos sentidos:
_ 40 histórias levantadas (escuta);
_ 50 fotos do entorno (visão);
_ 12 odores identificados na região (odor);
_ 50 desenhos confeccionados (tato);
_ 3 áudios sobre a história de moradores da região disponibilizados (tato);
_ 1 guia gastronômico desenvolvido (paladar).

ESTRATÉGIA
Foi criada uma programação de mapeamentos guiados pelos 5 sentidos humanos. Cada mês foi trabalhado um dos sentidos, contando com a participação do Projeto Curumim (grupo de crianças do SESC) e dos alunos de Psicologia da USP. O resultado do mapeamento foi exposto e celebrado em um evento final com alunas da USP.

Mapeamento Afetivo de Santa Cecília e Vila Buarque
Parceria: Magik JC, 2017 – São Paulo (SP)

DESAFIO
Mapear o entorno do empreendimento do Minha Casa Minha Vida feito pela Magik. Levantar e ilustrar os pontos de interesse do culturais, sociais e históricos, ressaltando o lado afetivo e o senso comunitário, que às vezes podem parecer inexistentes nos dias de hoje.

IMPACTO
_ 40 estabelecimentos mapeados;
_ 900 edições impressas e distribuídas;
_ mapa disponível gratuitamente na internet;
_ conexão de pessoas e estabelecimentos para a valorização do comércio local.

ESTRATÉGIA
Durante um mês a equipe AU realizou caminhadas pelos bairros de Santa Cecília e Vila Buarque, identificando lugares e pessoas que tornam a região única e com muita personalidade. Em um encontro colaborativo, a comunidade validou os pontos mapeados pela nossa equipe e também incluiu riquezas do bairro. Como resultado final, um mapa gráfico foi elaborado e distribuído para a comunidade e para os futuros moradores do empreendimento da Magik.

Mapeamento da Rua Maranhão
Parceria: IED_Instituto Europeo di Design, 2015 – São Paulo (SP)

DESAFIO
Propor uma semana de atividades para que os alunos de Design do IED mapeassem a Rua Maranhão e desenvolvessem um olhar mais sensível e atento para a cidade.

IMPACTO
_ 5 dias de atividades teóricas e práticas;
_ 20 alunos envolvidos;
_ criação do conceito Sanduíche da Maranhão apresentado pelos alunos para seus professores.

ESTRATÉGIA
Usando a Metodologia AU, criamos uma programação unindo prática e teoria para aprofundar o conhecimento da Rua Maranhão em diversos aspectos, resultando em uma produção dos alunos.