FORMA E TRANSFORMA

O FORMA E TRANSFORMA é o carro-chefe do AU, pois une educação, transformação e mão-na-massa em atividades focadas na resolução de desafios reais de uma comunidade.

Os temas tratados são específicos de cada contexto, podendo variar principalmente entre questões ambientais e sociais. A equipe AU começa o trabalho conhecendo a comunidade e identificando seus talentos e desafios. Em seguida criamos uma programação organizada em duas etapas:

1- “Forma”, em que a comunidade entra em contato com os temas do projeto em oficinas educativas e prática, priorizando os talentos locais como protagonistas das atividades;

2- “Transforma”, em que os participantes são convidados a colocar a mão na massa para transformar suas comunidades na prática, deixando um legado físico para o território.

Ao final, celebramos em uma festa o poder de transformação da união de uma comunidade!
Vamos educar para transformar?

Veja este video para entender melhor este serviço e exemplos de projetos aqui abaixo!

Cuido do Meu Destino
Parceria: Latam, 2017 – Raposa (MA)

DESAFIO
Desenvolver uma programação que engajasse a comunidade escolar em atividades educativas sobre meio ambiente, turismo sustentável e identidade; Articular os diversos setores para a realização do projeto para conscientizar a comunidade e deixar um legado no local.

IMPACTO
Foram 230 alunos e 15 professores de 4 escolas da rede pública de ensino estadual e municipal envolvidos diretamente. Oferecemos 4 eventos gratuitos com participação de cerca de 150 pessoas da comunidade e 8 colaboradores voluntários da Latam Airlines Brasil que apoiaram o processo que contou com:
_ 50 oficinas de educação e mão na massa;
_ 9 oficineiros locais;
_ 30 lixeiras de galão d’água reciclados produzidas para as 4 escolas e orla da cidade;
_ 80 mudas de mangue vermelho plantadas;
_ mais de 5.000 litros de lixo das ruas e mangues coletados;
_ 220 metros lineares de paredes e muros de espaços públicos grafitados, incluindo 2 casas de palafita no Corredor das Rendeiras e um mapa de 12 m2 com informações turísticas e culturais da Raposa;
_ 18 placas dos atrativos turísticos da cidade.

ESTRATÉGIA
Utilizando a Metodologia AU, fizemos um diagnóstico que embasou a proposta de ação criada para o jogo do Caça aos Tesouros de Raposa. A programação se dividiu em 2 blocos, o FORMA (atividades educativas e práticas com oficinas dos talentos locais) e o TRANSFORMA (atividades mão na massa homenageando a cultura local nos legados para a cidade).

Banheiros Mudam Vidas
Parceria: Neve / Kimberly Clark, 2016 – Milagres (MA)

DESAFIO
Engajar uma das comunidades com menor IDH do Brasil (Milagres – MA) no processo de conscientização sobre saneamento, higiene e saúde de maneira lúdica, afetiva e com a mão na massa pela busca de soluções concretas e impactos efetivos que fortalecessem a identidade e rede local.

IMPACTO
Foram 200 pessoas impactadas diretamente e 500 pessoas impactadas indiretamente ao longo de todo o processo que contou com:

_ 15 banheiros construídos (100% do povoado atendido);
_ 35 oficinas oferecidas pela equipe ou comunidade local integrando educação, criatividade e valorização da cultura local;
_ 1 evento cultural gratuito para a comunidade

ESTRATÉGIA
Duas frentes foram desenvolvidas em paralelo, pois enquanto um grupo de jovens do Brasil definia uma tecnologia sustentável para a construção de banheiros no povoado de Patos, outro desenvolvia o Festival dos Mil Milagres, que ofereceu uma série de oficinas sobre os temas acima para crianças, jovens e professores.