O que fazemos

o que fazemos-01

Antes de existirem no mundo fisicamente, todos os espaços públicos ou privados são construídos primeiramente no campo afetivo. Considerar essas memórias é uma forma de reconhecer e validar as pessoas que se relacionam com esse espaço como seus criadores e, portanto, corresponsáveis por sua existência e eficiência no mundo.

Quando a sua comunidade, organização, instituição pública ou empresa convida o Acupuntura Urbana a desenvolver um trabalho, ela está nos chamando a resgatar, valorizar e conectar o que existe de mais vivo e valoroso nas pessoas:  o sentimento que transforma um espaço em lugar – o nosso poder de criar memórias e sentimentos sobre ele.

Para isso, utilizamos metodologias pautadas em três pilares:

Mapeamentos afetivos

Diagnósticos urbanos que resgatam as histórias e belezas dos lugares, valorizando as pessoas e fortalecendo a identidade local da comunidade.

Transformações urbanas

Processos de transformação de espaços públicos da cidade que promovem a conexão entre pessoas e criam comunidades por meio da realização dos sonhos comuns de forma cooperativa.

Ocupativações

Atividades que promovem a consciência coletiva, a criatividade e o cuidado com a cidade, estimulando a interação e o fortalecimento de laços entre as pessoas.