Escola Na Rua na Ilha do Bororé

Parceria Virada Sustentável 2014

Local: Grajaú, São Paulo, SP
Realização: 28 a 31 de agosto de 2014 – Virada Sustentável 2014
Função: concepção e realização
Proposta: Potencializar a relação da Escola Estadual Professor Adrião Bernardes com a comunidade local e promover a requalificação e ocupação cultural do espaço da Ecoativa.
Desenvolvimento: Dentro da programação oficial da Virada Sustentável 2014, o Acupuntura Urbana, em parceria com coletivos do Grajaú, promoveu vivências para uma turma de 30 alunos do 1º ano da Escola Estadual Professor Adrião Bernardes. Durante uma semana, foram desenvolvidas atividades de mapeamento, comunicação e experimentação artística nos espaços públicos no entorno da escola, resgatando a identidade e resignificando o território. Os alunos sairam em busca de estimulos sensoriais, boas histórias, belezas da ilha, talentos da comunidade, recursos existentes e sonhos dos moradores, comunicando e compartilhando as descobertas através de oficinas de música e desenho. A etapa final do processo foi um “mão na massa”, realizado em um final de semana, que transformou a Ecoativa – conjunto de casas abandonadas há quase uma década – em um centro cultural comunitário, acolhendo os desejos e sonhos dos alunos para aquele lugar e envolvendo os moradores e os coletivos já atuantes na região. Desde então o espaço continua ativo através do uso semanal, através de atividades artísticas e culturais desenvolvidas e organizadas pela comunidade. Esta ação impulsionou uma parceria entre os coletivos, que criaram o grupo EcoLab, um dos ganhadores do edital Redes e Ruas para continuar atuando na região.

Coletivos e grupos envolvidos: Escola Adrião Bernardes; Imargem; Horta Escolar (Jaison); Coletivo Oca; Movimento Boa Praça; Virada Sustentável e voluntários; Grafiteiros Locais